Praga, Praha ou Prague

Brasão de Praga

Quando estive lá, descobri que essas três palavras significam a mesma coisa. 

Praga ("a cidade das cem cúpulas" como é conhecida) é capital da República Tcheca, a sua localização (veja no mapa) é bem central, porque fica pertinho da Alemanha, Suíça, Áustria, Itália, França, assim você pode conhecer outros lugares quando for para lá.

Eu não tinha interesse de conhecer Praga, já tinha até escutado sobre, mas aquela vontade de conhecer, realmente não passava pela minha cabeça.

Foi quando comecei a montar o roteiro, pensando nos lugares, e meu primo mandou um email convidando para irmos conhecer, ele tinha acabado de se mudar para lá e queria muito que nós fôssemos para encontrar com ele.
Fomos no final do mês de maio, quente durante o dia e fresco durante a noite.

A impressão que tive de lá:  uma cidade limpa, o moderno anda junto com o antigo, vários palácios barrocos e jardins para conhecer, algumas pessoas são bem fechadas, mas acho que elas são assim, devido o comunismo, que sofreram a 20 anos atrás, que acabou em 1989 com a "revolução de veludo".

Em alguns lugares, não falam inglês, então imagina, eu tentando me virar no tcheco, impossível! 

Tcheco é muito difícil, nem comprando um livro "aprenda tcheco em 15 minutos", não tem como aprender...fico nervosa só de pensar.

Vou colocar algumas palavras aqui para você tentar aprender

Bom dia - Dobrý den
Boa tarde - Dobré odpoledne
Boa noite - Dobrou noc
meu marido - můj manžel
minha esposa - moje žena
quanto custa - kolik
olá - ahoj
tchau - sbohem
ponto do ônibus - autobusová zastávka
prato - mísa
garfo - vidlice
faca - nůž
colher - lžíce
copo - pohár
restaurante - restaurace
lojas -obchody
saída -východ
pegar as bagagens no aeroporto - výdej zavazadel

E agora? Achou fácil? 

A viagem para Praga foi maravilhosa, amei demais, e voltaria com certeza. Tenho Saudades de lá. Praga é uma cidade Linda! 

Agradeço o meu primo sempre, porque Praga não seria tão maravilhosa sem a companhia dele. 

Se você estiver querendo ir para lá, vá sem medo, porque você vai amar! 

Jardim do Palácio Wallenstein


Polibky a uvidíme zítra (beijos e até amanhã)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...